Dissertações e TCCs

Pesquisar Notícias:
Mês

_________________________________________________________________________________________________

Concluídos do Programa de Pós-Graduação em Computação

2018 - Rafael Pinto Granada
Glossarização de Termos Computacionais como Estímulo à Lógica de Programação: um Estudo de Caso com Alunos Surdos

2018 - Raquel Machado Leite
Framework Conceitual para a Construção de Interfaces Persuasivas Educacionais: Estratégia Computacional no Modelo Inovador de Ensino

2017 - Alex Sandro de Paula Rodrigues
Tecnologia RFID Aplicada à Agrocomputação: um Estudo de Caso Utilizando Descoberta de Conhecimento em Base de Dados

2016 - Ronaldo Fernandes dos Santos
Tradutor para Língua Brasileira de Sinais: Proposta de tecnologia Assistiva para Surdos como Apoio ao Aprendizado da Língua Portuguesa Escrita

2014 - Mateus Oliveira Jung
Ambiente Assistivo Computacional Fisioterápico

_________________________________________________________________________________________________

Concluídos do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação / TICEDU / SEAD

Polo Novo Hamburgo

2018 - Ananda Heloisa de Mello
Jogo Educacional Digital: Uma Possibilidade na Alfabetização

2018 - Carla Lisiane dos Santos de Oliveira
Livros Digitais como Estratégia Pedagógica no Processo de Alfabetização e Letramento

2018 - Carmen Lucia Fontes Barbosa
Processo de Aprendizagem de Forma Interdisciplinar Mediado pela Tecnologia como Recurso Pedagógico

2018 - Cíntia Lautert
O Filme de Entretenimento Infanto Juvenil como Recurso Pedagógico no Processo de Escolarização na Educação Inclusiva

2018 - Cléo Giovani Pierotto
Mídias Sociais como Alternativa para Fomentar o Trabalho Coletivo Escolar

2018 - Edson Reichert
Utilizando a Lógica de Programação como Ferramenta Pedagógica para a Construção do Pensamento Computacional

2018 - Fabiana Rodrigues da Silva
Produção de Recurso Audiovisual como Instrumento Didático na Exposição de Imagens em Acidentes de Transito

2018 - Gabriela Ângela Moroni
Recurso Colaborativo Online: Uma Experiência para Produção de textos com Alunos do Ensino Médio

2018 - Giovanni Genehr
Produção de Fotografias e Gravação de Vídeos na Educação Infantil: uma Experiência com a Germinação e o Crescimento das Plantas

2018 - Giséli Lindemann Buerger
Curtas-metragens: Aprendendo e Construindo Conhecimento com a Utilização da Tecnologia

2018 - Jéssica Nunes Bonifácio
Uma Experiência de Incentivo à Leitura no Ensino Fundamental: a Produção de Book Trailers nas Aulas de Língua Portuguesa

2018 - Karine de Almeida Peters
O Telejornal na Escola: Uma Experiência com Tecnologias de Produção Audiovisual

2018 - Karla Viviane Staudt
TIC como Produção de Escrita na P´ratica Pedagógica: Uma Experiência na Criação de E-book de Contos de Mistério

2018 - Kátia Renata Quinteiro Juliano
Uso de E-book para Elaboração de Poesias Periféricas com Estudantes da EJA

2018 - Márcia Regina Nunes de Oliveira
As Tecnologias como Estratégicas Pedagógicas para Construção do Conhecimento no Espaço Escolar

2018 - Mariela Bier Teixeira
M-leraning e as Expressões Idiomáticas como Estratégias Pedagógicas no Ensino do Espanhol como Lingua Estrangeira: Possibilidades e Desafios

2018 - Paula Gonçalves (lattes em breve)
Ferramentas Tecnológicas e Afetividade como Instrumentos de Aprendizagem no Ambiente Escolar

2018 - Regina Gabriela Gomes
Recursos Interativos e Lúdicos de Aprendizagem na Educação Infantil: Princípios e Práticas Pedagógicas Construtivistas

2018 - Regina Roncato Pellizzari
Estudo de Sistemas Materiais na Disciplina de Química e o Uso das Tic's: Desafio na Construção do Livro Digital

2018 - Solange do Rosário Pedroso Zambrzycki
O Diálogo dos Estudantes de Dois Municípios por Mídia Alternativa: a COmunicação Informal com Foco na Aprendizagem

Polo São José do Norte

2018 - Ana Karolina Flores Bibiano
A Produção de Gifs no Whatsapp: Aprendendo Interjeições e Onomatopeias com as Mídias Alternativas do Cotidiano

2018 - Carla Melisa Silva de Medeiros
Pesquisa na Web e Livro Digital: Construindo e Compartilhando Conhecimentos Geográficos

2018 - Cibele Vieira Florindo de Castro
Contextualizando o Processo de Ensino e Aprendizagem por Meio de um Recurso Audiovisual

2018 - Daiane de Oliveira Duarte
Aprendendo Sobre a Cultura dos Países de Fala Hispânica com os Recursos das Tecnologias Digitais

2018 - Emanuele Dias Lopes
Como Percebo o Entorno da Minha Escola? Quanto o Smartphone Aproximou este(s) Espaço(s) e Quanto o Power Point Auxiliou neste Processo

2018 - Gegliane Capa Verde Corrêa
A criação de Fotografias Históricas para a Produção de um E-book

2018 - Júlia de Avila dos Santos
Gamificação como Estratégia Pedagógica: Estudo de Elementos de Jogos Aplicados no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle

2018 - Leticia Maria da Silva Lemos
A Identidade Cultural do Sujeito e a Relação com a Tecnologia: uma Experiência com o Livro Digital

2018 - Marcelo Alexandre Bruno
Utilização de Jogos Digitais como Estratégia Didático-pedagógica: uma Experiência com Alunos de Ensino Médio na Disciplina de Biologia

2018 - Marilene Capaverde
A Inclusão Digital na Educação de Jovens e Adultos: uma Experiência Vivenciada no Município de São José do Norte

2018 - Max Marcell Oliveira da Silva
Aprimorando Ensino e Aprendizagem Através da Programação com Scratch

2018 - Patrícia Luiza Gonçalves Trindade
A Construção do Livro Digital: Debates Acerca da 'Violência Contra a Mulher', na sala de aula

2018 - Paula Daiane Azevedo de Souza
O Pedagogo no Contexto da Era Digital: uma Reflexão sobre a Formação e as Práticas Docentes com a Utilização das Tecnologias Digitais

2018 - Sabrina Gomes Miranda
Leituras e Releituras do Conto Infantil "Chapeuzinho Vermelho" com a Ferramenta Livro Digital

2018 - Tania Mara Silva Vigorito
Objetos Virtuais de Aprendizagem na Formação Inicial de Professores: Explorando o Ensino da Matemática com o Uso das Tic

2018 - Vágner de Oliveira Gabriel
Robomind como Estratégia Pedagógica para Estimular Lógica de Programação: uma Experiência de Ensino com Deficientes Auditivo

2018 - Valéria Josiana dos Santos Roldão
Experiências com o Livro Digital na Eja: a Escrita Criativa Aliada às tecnologias

2018 - Verônica Mendes Borges Barbosa
Espaço Virtual e o Aprendizado: Estimulando o Conhecimento Através das Ferramentas Canva e PowerPoint

_________________________________________________________________________________________________

Concluídos do Trabalho de Conclusão de Curso

2016 - Alisson Braz Vannucci
Avaliação Quanto à Usabilidade Técnica de um Mundo Virtual de Aprendizagem Utilizando a Plataforma Open Simulator

2014 - Alex Sandro de Paula Rodrigues
Inserção da Tecnologia no Processo de Monitoramento em Cadeia Produtiva Avícola

_________________________________________________________________________________________________


Sobre:

O Centro de Ciências Computacionais da Universidade Federal do Rio Grande é uma das 13 Unidades Acadêmicas da FURG, sendo responsável pela área das Ciéncias Computacionais, dedicando-se a formação de recursos humanos e a produção de conhecimento.

logo do centro de ciências computacionais logo da universidade federal do rio grande